A cidade de Belo Horizonte possui 487 bairros, segundo o Censo Demográfico de 2010, e a vida em cada um deles pode ser bastante diferente. Pelo menos é o que apontam as desigualdades do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em diversas regiões da cidade. O IDHM leva em consideração os mesmos três parâmetros do IDH global: longevidade, educação e renda.
Atualizado em 26 de maio
ERRATA: de acordo com o Atlas Brasil, o cálculo do IDH, que mede o desenvolvimento dos países, e o cálculo do IDHM, que aponta o desenvolvimento dos bairros de BH, são diferentes. Apesar de usarem os mesmos critérios de expectativa de vida, renda e escolaridade, os indicadores e as fontes de dados do IDH Global e do IDHM não são iguais. Assim, a comparação que fizemos entre os dados dos bairros de BH e países está imprecisa: a grande desigualdade entre os bairros de BH ocorre como apontamos, mas a correlação com os países não ocorre no mesmo sentido.
Veja como o contraste de IDHM reflete na cidade vista de cima:
Clique nos marcadores do mapa abaixo e confira mais informações sobre outros bairros de BH:
Para consultar o IDHM de outros bairros, acesse o site Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.
Prezados,
Parabéns pelo excelente trabalho.
Gostaria de solicitar-lhes permissão para utilizar o vídeo na disciplina ‘Iniciação à Atenção Primária à Saúde’ ofertado pelo nosso grupo na Faculdade de Medicina (UFMG).
Grato por considerar.
Nathan
Obrigado, Nathan! Ficamos felizes pelo comentário. Fique à vontade para exibir o vídeo.
Achei muito interessante, muito bom trabalho.
Muito interessante a leitura dos bairros.
Mas parece que houve um equívoco, pois Venda Nova não é bairro, é região.
Agradecemos o comentário, Lili! Segundo a Prefeitura de BH, dentro da região Venda Nova existe um bairro com o mesmo nome.
Muito bom, parabéns. Como o vídeo visto por cima, deu para compreender melhor a desigualdade que vivemos a cada dia.
Parabéns pessoal.Sensacional. Excelente trabanho. Se permitirem vou usar nas minhas aulas de Geografia pois é um estudo muito pertinente com a realidade que tento transmitir aos meus alunos que não tem conhecimento as vezes do propria região em que residem.
Agradecemos o comentário, Bento! Fique à vontade para utilizar o material.
Parabéns pelo excelente vídeo. Muita bacana.
Parabéns pelo ótimo trabalho! Também pretendo utilizar o material em projeto de extensão que estamos desenvolvendo na PUC Minas São Gabriel.
Parabéns pelo trabalho. Fico bem feliz e motivado quando vejo novas formas de se fazer Ciência e, principalmente, de democratização dos resultados. Ficou lindo!
Parabéns pelo trabalho!!!!
Excelente, guris! Parabéns!
Boa tarde, gostaria de saber se tem a pesquisa completa sobre o assunto?
Bom dia, somos um centro Comunitário que faz parte de uma ONG internacional em BH e gostamos bastante do vídeo, queríamos saber se seria possível usarmos este vídeo para legendarmos em outros idiomas. Aguardo a resposta, obrigada.
Parabéns pelo trabalho.
Somos uma ONG em BH, e gostaríamos de solicitar a autorização para usar o vídeo para legenda-lo em outros idiomas e apresentar em outros países. Obrigado
Prezada Lucivania,
Agradecemos o elogio. Desde que dando os devidos créditos vocês podem fazer uso do vídeo como solicitado.
Cordialmente,
equipe Transite