Belo Horizonte e UFMG cresceram de mãos dadas. Em 1927, quando desembarcou na capital mineira, a Universidade ainda se chamava UMG e BH tinha pouco mais de 55 mil habitantes, segundo dados do censo de 1920. Noventa anos depois, 55 mil  é o número de pessoas que, diariamente, circulam só no campus Pampulha, enquanto a capital se tornou uma metrópole com 2,5 milhões de comedores de pão de queijo. Ao longo desses anos, a UFMG  já circulou por diferentes bairros e edifícios na cidade.

Para contar um pouco dessa história, a Transite preparou um mapa interativo com todos os prédios que já sediaram unidades acadêmicas autônomas da UFMG (ou da antiga UMG), durante esses 90 anos. Nele, aparecem a FAFICH que se tornou hotel quatro estrelas, a FACE que deixou de ser FACE mas segue frequentada por muita gente da área econômica, a Engenharia que virou centro cultural, alguns prédios que foram abandonados e muitas outras histórias!

Passeie pelo mapa abaixo e confira!

Vitória Brunini

Para mim, que sou de outro estado, explorar os antigos prédios da UFMG vai muito além de conhecer a história da Universidade: foi uma forma de conhecer um pouquinho mais sobre as histórias e os bairros da capital mineira.

Vitor Maia

Descobri que a UFMG já foi Gameleira, Cidade Jardim, Funcionários e muito mais.