Venha conhecer a vasta rede de projetos e iniciativas das quais você, estudante de graduação ou de pós-graduação, também pode fazer parte

Por Diogo Borges Dutra

Empreendedorismo é a palavra do momento. Seja no escritório, na internet ou até mesmo em algumas escolas, são muitas as iniciativas a surgir, muitas delas por necessidade, como é o caso de grande parte dos mais de 13 Milhões de Microempreenderores Individuais que temos atualmente no país (Dado do IBGE), e tantas outras pela pura perseguição de uma boa ideia.

Esse universo, no entanto, é extremamente competitivo e apenas uma fração dos empreendimentos consegue atingir algum grau de perenidade. É aí que a UFMG entra com seu completíssimo Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação, responsável por dar suporte a iniciativas em diversas fases de desenvolvimento e que pode ser a última peça que faltava para aquele projeto seu que você sempre quis pôr em prática.

Fonte: CTIT-NIT

Bom, antes de nos aprofundarmos em algumas das partes desse todo é bom apresentar o órgão responsável por coordená-las, a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT, que é o Núcleo de Inovação (NIT) da UFMG. Criada em 1997, o principal propósito da CTIT é permitir que as pesquisas desenvolvidas na Federal cheguem à sociedade através de produtos, processos e serviços, além de promover a educação empreendedora e a cultura de Inovação nos confins da Universidade.

Passando para algumas das iniciativas da CTIT, a primeira a se suscitar é a INOVA UFMG, responsável por atuar no incentivo e suporte de empresas nascentes (popularmente chamadas de Start Ups) no ambiente acadêmico, preparando-as para o mercado. A fim de manter uma continuidade no suporte e uma variedade das empresas incubadas (termo usado para definir o suporte dado às Start Ups), abrem-se editais anuais com o programa INOVA LAB, tendo cada ano um direcionamento específico (por exemplo o de 2025 será Empreendedorismo Social). São selecionadas, então, 10 empresas ou projetos de pesquisa a receberem suporte e impulsionamento por pelo menos 2 anos, tendo 39 empresas já alcançado estabilidade no mercado a partir de sua incubação.

Fonte: Arquivo Inova

Outra parte essencial desse ecossistema são as Empresas Juniores (EJs), que são geridas integralmente por alunos em processo de formação com uma rotatividade constante de todos os cargos, inclusive a presidência. A sua função é que os alunos consigam desenvolver habilidades práticas que muitas vezes ficam faltando nos seus respectivos cursos, trabalhando com clientes reais do mercado.

A fim de que esse processo de desenvolvimento não seja sem direção, o próprio Movimento Empresa Júnior (MEJ) possui instâncias que dão suporte para as EJs, sendo elas Núcleos regionais (para BH e região é o Núcleo Central), Federações estaduais ( a de Minas é a FEJEMG, maior federação do mundo em número de EJs) e uma Confederação nacional (a Brasil Júnior). Da parte Institucional da UFMG existe o Comitê de Empresas Juniores (COEJ), responsável por acompanhar, analisar e aprovar os processos de reconhecimento das EJs da Universidade. Ele é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, outro órgão importantíssimo a esse ecossistema.

Um último exemplo interessantíssimo que iremos trazer aqui é o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que se ocupa de prestação de serviços em gestão, networking, acesso a financiamento, além de abrigar empresas que se dedicam a produção de novas tecnologias e centros públicos e privados de Pesquisa & Desenvolvimento. Seu grande diferencial de outros parques tecnológicos é ter como um de seus sócios-fundadores a UFMG,  tornando uma de suas prioridades a parceria com laboratórios e projetos da Universidade para o seu desenvolvimento e conexão com o mercado.

Fonte: Site da BHTec

Esses são alguns exemplos da vastidão que é o Ecossistema de Empreendedorismo Inovação da UFMG, mas existem ainda mil oportunidades além, seja na graduação ou na pós. Se você tem interesse mas não sabe por onde começar, vale a pena explorar alguns dos sites ou entrar em contato com o pessoal do CTIT, eles estão super dispostos a ajudar e alguma das iniciativas com certeza vai se adequar às necessidades do seu projeto (tendo ele já saído do papel ou não!).