Na atividade Projetos B do Curso de Comunicação da UFMG xs estudantes fazem o acompanhamento de diferentes práticas jornalísticas. O objetivo é conhecer processos e possibilidades de atuação e pensar sobre a conformação que o campo do fazer jornalístico vai adquirindo. No segundo semestre de 2018 uma turma acompanhou experiências diversas como podcast de storytelling, o uso do Instagram no jornalismo, experiências com jornalismo de moda, rádio esportivo e humor, jornalismo ativista, documentário sobre mulheres encarceradas, um jornal “popular” e sua cobertura policial. Conheça um pouco dessas experiências nas reportagens produzidas por elxs.

 

Projeto Humanos – Alexandre Bueno – Medium

Por Alexandre Bueno, David Pedra , Diego Souza , João Júnior e Victor Góis P rojeto Humanos. Ao pronunciar esse nome, pode vir a nossa cabeça o título de alguma série da Netflix. Algo de memorável que nomes compostos têm. A realidade não é tão diferente.

 

98 Futebol Clube – Giovana Fiuza – Medium

” É um timaço; timaço de vacilão!”. Assim são um dos primeiros versos da música tema que abre todas as edições do 98 Futebol Clube, um noticiário esportivo que usa o humor para informar e entreter o seu público.

 

Modarte: jornalismo que lança um outro olhar sobre a moda

Uma das profissionais entrevistadas no Modarte foi Raíssa Leão. Ela é designer de moda e, desde 2014, tem um projeto de garimpo e design chamado “Seu Pechincha”. Segundo ela, o programa teve o diferencial de convidar profissionais jovens, que são novos no mercado da moda.

A Sirene que continua a tocar: o jornal dos atingidos pelo crime socioambiental de Mariana

“Boa noite. Desculpa não ter respondido antes, estava naquela muvuca de manifestação. E, amanhã, continua de novo”. Simone Silva, 41, foi uma das milhares de pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, na região de Mariana (MG), em 5 de novembro de 2015.

Do estético ao noticioso – Thaís Henriques – Medium

Por Thaís Henriques, Maitê Louzada, Guilherme Alves, Alexandre Sander, Raíssa César e Dina Therrier Jornais periódicos clássicos, como o jornal O Tempo, de Minas Gerais, estão se adequando a um movimento de ocupação de plataformas digitais para a veiculação de conteúdo.

PARA ALÉM DO MURO ROSA: A RELAÇÃO ENTRE EQUIPE E PERSONAGENS NA PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO LÍRIOS…

Por Anna Clara Murça, Iakima Delamare, Isabela Braga, Júlia Duarte e Larissa Brenda LÍRIOS NÃO NASCEM DA LEI Direção: Fabiana Leite Fotografia: Cardes Amâncio Montagem: Daniel Carneiro, Fabiana Leite Som: Letícia Souza Produção: Daniela Pimentel/Sertania Produções “As leis não bastam. Os lírios não nascem da lei.”

A CARA DO SUPER NOTÍCIA. da capa à seção de polícia, o jornal mais vendido tem o que contar

Bruno Simões, Daniel Luiz, Isabela Abalen, Jiullia da Silva, Mateus Carvalho e Thiago Rodrigues. Esta reportagem foi produzida na disciplina Projetos B1-2018/2 do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFMG. Quem passa à tarde na rodoviária de Belo Horizonte, no centro da capital, pode se deparar com um homem de rosto gentil, camiseta de botão e chapéu sentado em uma das cadeiras que ocupam a área de convívio do lugar.