“É um ponto de encontro e descontração dos estudantes do curso”. “Espaço totalmente fechado e pouco iluminado”… “O ambiente carrega muita identidade e de certa maneira muita vida”. “Une a recreação ao descanso, mas também é tomado por atividades”, “instiga alunos para a recordação histórica do espaço”, ” mobília é escassa contando com alguns sofás desgastados”. “pinturas nas paredes, um mapa topográfico de Minas Gerais, uma bandeira dos EUA marcada por uma crítica ao país”, “um sofá, onde até dá pra deitar, e uma mesa redonda ao centro”, “porquinho na porta e a pilha de galochas”, “quadros com pinturas em estêncil e grandes paredes”. Reconhece o espaço dos diretórios acadêmicos na UFMG? Responda ao quizz e veja o quanto você não sabe nada, inocente.
Quiz criado por Peu Dias com GoConqr
Medicina: O D.A. da Medicina é um ponto de encontro e descontração dos estudantes do curso. Os aspirantes à médicos, durante a visita ao espaço, jogavam sinuca e tênis de mesa, e alguns outros grupos se distraiam com outras atividades. Muito receptivo, o D.A. é conhecido por ter um grande espaço e ser local de muitas festas do curso de Medicina. O lugar é amplo e de certa maneira um pouco escuro, mas lotado de puf’s acaba por se tornar muito confortável. Conta com a sinuca e tênis de mesa, e outra sala, o que divide o ambiente.
Enfermagem: Menos frequentado que o D.A. de Medicina, outro D.A. do campus saúde, o de Enfermagem é, também, menor que o espaço do diretório vizinho. A Enfermagem conta com apenas uma sala, que é recheada de utensílios e móveis, como os característicos sofás, além de uma bancada, pufs, mesas e geladeira para uso dos estudantes. Com janelas altas, é um espaço totalmente fechado e pouco iluminado, mas ainda assim um local de muito conforto para os futuros enfermeiros e demais frequentadores.
ICB: Cor, plantas e luz solar. Isso tudo há de sobra no D.A. da Biologia, mas não resume tudo que é esse espaço. Além de muito amplo e aberto, o ambiente na Bio é repleto de informação. Todas as paredes têm grafites e pinturas, há quadros de avisos e as mais variadas decorações. É um local muito frequentado pelos alunos, seja para conversar, fazer uso recreativo, dormir ou simplesmente descansar um pouco da rotina universitária. O ambiente carrega muita identidade e de certa maneira muita vida, o que se conversa muito bem com a área da Biologia.
Engenharia: Ao entrar no D.A. da Engenharia diversos pré conceitos são jogados por terra. Diferente do imaginário que tinha sobre esses ambientes, locais comumente coloridos, com grafites e demais intervenções artísticas, o diretório dos engenheiros é um lugar espaçoso, com mesas de sinuca, sofás e uns poucos quadros coloridos por giz; nota-se que visualmente não é um ambiente que possui muitas intervenções.
Entretanto, o local é movimentado e muito ocupado pelos alunos, como dito pelos próprios estudantes de Engenharia. Há até mesmo um palete que é usado tanto por alunos que querem descansar, quanto por aqueles que querem aproveitar o tempo e treinar o corpo. O ambiente une a recreação ao descanso, mas também é tomado por atividades.É comum grupos que se reúnem aqui para jogar tênis de mesa, ou para frequentar festivais de açaí e outros eventos semelhantes.
Face: O D.A. da Face é, também, muito frequentado por seus alunos. Nesse caso, o que não se encontra vazio são as mesas de sinuca. E eles contam com várias! São três mesas de jogos, duas de sinuca e uma de tênis de mesa. No ambiente externo ao D.A. há sofás, todos dispostos próximos às divisórias e janelas de vidros que fazem com que o Diretório seja um espaço muito iluminado durante o dia. Além de recreativo, o D.A. também instiga alunos para a recordação histórica do espaço, e há, atualmente, uma mobilização contra a Ditadura Militar.
ECI: Antes mesmo de entrar no ambiente é perceptível um emaranhado de elementos, desde a entrada percebe-se a presença da intervenção dos alunos na porta e ao redor dela. Ao entrar no espaço as suspeitas de que o interior será semelhante ao exterior são confirmadas. Nem mesmo as janelas e o teto escapam dos grafites e desenhos, tornando os desenhos mais chamativos do que até mesmo os móveis e outros elementos dentro da sala. A mobília é escassa contando com alguns sofás desgastados e cadeiras de sala de aula. Por haver poucos espaços em branco em meio à confusão de cores o ambiente pode parecer um pouco caótico a primeira vista, mas garante o descanso de quem vem pra descansar, com a tranquilidade e o silêncio que só se encontra na ECI, e diversão pra quem vem jogar uma sinuca ou até mesmo fazer um churrasquinho se animar acender a churrasqueira que tem no D.A.
IGC: Em frente a uma pequena arena decorada por uma rosa dos ventos e um lago se encontra um D.A. não muito discreto, identificado pela placa logo acima da porta de entrada amplamente decorada com pôsteres e pinturas que não ultrapassam os limites da esquadria. Ao adentrar o D.A., percebe-se a presença de muitas informações nas paredes, algo comumente visto nos demais diretórios acadêmicos, aqui incluindo pinturas nas paredes, um mapa topográfico de Minas Gerais, uma bandeira dos EUA marcada por uma crítica ao país, fotos de alunos e um violão próximo ao teto. Não dá pra deitar nesse D.A., só se for no chão mesmo, mas se for pra estudar, ou bater um papo, tem umas mesas e bancos embutidos na parede e uma TV com videogame pra jogar FIFA igual os alunos da foto.
Farmácia: Se não fosse pela placa indicando a presença de um D.A., adesivos na janela e um cartaz em homenagem à Maria Aux Lara pendurado no teto, a porta que dá acesso ao diretório, ao lado da cantina da Faculdade de Farmácia, poderia facilmente passar despercebida. Esse D.A., provavelmente pelo tamanho reduzido da sala, usa do ambiente externo para ampliar seu espaço, com uma mesa de pebolim e assentos do lado de fora. Ao entrar no diretório percebe-se que ele se parece muito com o exterior neutro, contendo alguns quadros e murais na parede branca, onde, no quadro de lousa lê-se um pedido de sugestões de reforma; mesas, com um computador que parece funcionar, um microondas, e colchões para os estudantes descansarem.
Música: Logo no primeiro andar do prédio em meio a muitas portas semelhantes, uma porta se difere pelo cartaz com o chamado para tomar um café. Através dessa porta, entra-se em um cômodo pequeno, mas muito iluminado. Se comparado a outros D.A.s esse contrasta com as paredes coloridas dos demais, tendo paredes totalmente brancas. Ao entrar no ambiente percebe-se um sofá, onde até dá pra deitar, e uma mesa redonda ao centro, pra estudar e conversar com outros colegas, e utensílios bem convenientes que não encontramos em todos os diretórios: armários, pia, micro-ondas, geladeira e uma mesa com computador.
Veterinária: O porquinho na porta e a pilha de galochas já entregam um pouco que esse é o D.A. Vet & Aqua, da Escola de Veterinária da UFMG, e que também abrange o curso de Aquacultura. O Diretório Acadêmico Professor Alberto Monteiro Wilwerth é coladinho na Associação Atlética Acadêmica da Escola de Veterinária e é usado pelos alunos, além de ficar de boa, para esquentar o almoço e descansar um pouco entre as aulas na fazenda do campus (daí as botas). O D. A. é conhecido pelas ações sociais que realiza, como o recolhimento de doações para as vítimas do crime de Brumadinho, para as pessoas e os animais.
EEFFTO:
Se você prestou atenção nas pinturas atrás da mesa de sinuca, sacou que esse é o D.A. da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Tecnicamente o Diretório Acadêmico mais novo do teste, ele foi instituído no fim de 2018 após a unificação do Centro Acadêmico de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CAFITO) e o Diretório Acadêmico de Educação Física (D.A.EF). Além de jogar sinuca e não poder sentar nas mesas, no D.A.EEFFTO, o pessoal se reúne pra trocar ideia, dar um cochilo e aproveitar a biblioteca comunitária que nem no local.
ICEX:
Parece uma antiga sala de jogos ou um salão de festas dos anos 90 abandonado, mas esse é o Diretório Acadêmico Francisco de Assis Magalhães (D.A.ICEx), do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. E se pensar bem, essa estética geek retrô combina bem com a galera do ICEx, com os fliperamas antigos e os pôsteres de astronomia. Os alunos usam o espaço pra relaxar e jogar – cartas e sinuca, já que essas máquinas não devem funcionar há tempos; e também guardar as marmitas nas geladeiras do D.A.
FAFICH: Abrigado no segundo andar do prédio da fafich, existe uns dos D.A.’s mais recentes a surgirem no campus, depois de um longo processo de fechamento do D.A. anterior. Sua entrada é envolta por intervenções em grafite, pichações, palavras de ordem e publicações em cartazes, de forma bem ordenada. Ao adentrar nesta sala de aula adaptada, nota se camas, sofás, uma geladeira, armários, uma mesa para reuniões,um quadro negro de giz antigo cheio de intervenções dos alunos, grandes telas com frases políticas, muitos quadros com pinturas em estêncil e grandes paredes negras marcadas com frases políticas, de humor, e da vida universitária.
Fale: Após passar pela cantina da Letras no canto direito, meio que escondido dos olhares estudantis se encontra o D.A. da Faculdade de Letras. Um dos que parece ser mais condensado de intervenções e informação visual. É um ponto de encontro para estudantes e jogadores casuais de cartas ou vídeo game. Sua porta amarela, cercada por cartazes, jornais e revistas antigas, dá para uma sala ampla, com iluminação natural bem aconchegante. Uma espécie de divã no chão, junto a mesas, sofás, uma rede de descanso e cadeiras, compõe o local, tendo até mesmo uma mesa com dois baralhos de cartas em pilha. Ao lado, três grandes estantes com apostilas, xerox de matérias de aula, uma máquina de escrever e um hack com uma televisão de tubo antiga conectada a um vídeo-game. Percebe se um microondas em cima de uma bancada, ao lado de uma geladeira e vários itens de papelaria e livros diversos. As paredes são preenchidas por escritos em giz, pinturas, quadros e intervenções dos estudantes.
Belas: O D.A da Escola de Belas Artes é semelhante a um espaço artístico com vários objetos de diferentes estilos sendo expostos .Se encontra no primeiro andar do prédio e é muito frequentado, e servindo de ponto de parada por muitos estudantes. Do seu lado de fora, mensagens sobre Temer, dois sofás e uma estante com utensílios de arte, muitas frases feitas com spray, e cadeiras vermelhas decoram o local. Do lado de dentro, um manequim vestido de saia de chita com bolinhas vermelhas, muitas roupas diversas, mais sofás antigos, colchões e cadeiras espalhadas pelos cantos, estantes suspensas, mais estantes pelas paredes, outro manequim de mostruário cercado de post-its rosas. Uma geladeira, uma mesa de escritório com equipamento de impressão, um telefone e uma tela de computador funcionando dão um tom mais funcional para o espaço. As paredes do diretório tem camadas e subcamadas de intervenções escritas, desde o giz, passando pela tinta e o spray de grafitti
FAE: Talvez o D.A. mais discreto e com menos intervenções artísticas ou frases de alunos. Se encontra no primeiro andar da Faculdade de Educação, e é um local silencioso e calmo que lembra a estética de uma sala de reuniões. Suas paredes brancas acima de pisos brancos suportam uma televisão de plasma nova e é serpenteada por canos pretos de fiação aparente. Um sofá, um telefone, algumas cadeiras e um ventilador dividem o espaço interno, junto a uma geladeira, algumas caixas e um microondas funcionando, indicando que o espaço é muito mais usado pontualmente e para atender necessidades práticas dos alunos de educação e tem pouco uso para a socialização e o lazer.