Dossiê: Transporte

O trânsito de uma cidade fala muito sobre ela. Conheça as reportagens especiais sobre o transporte público do nosso Dossiê: Transporte.

Um pouco de Belo Horizonte pode ser captado através de experiências, histórias e personagens envolvidos diariamente com os meios de transitar pela cidade. É o que leitor vai encontrar nesse dossiê sobre questões da vida cotidiana do transporte em BH. Foi elaborado pelos estudantes da Disciplina Laboratório de Produção de Reportagem, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, no segundo semestre de 2013.

Viaje no percurso e no olhar das repórteres Jéssica Malta, Kelly Cardoso e Laura Ribeiro pelas estações do metrô de BH – Destino: ElDorado.  E que tal encontrar, no caminho, uma biblioteca? Entre na Estação Central e conheça Os best-sellers da vida real, dos repórteres Marcos Fernandes e Paulo Henrique dos Santos.

Enquanto o ônibus não vem, de Eduarda Rodrigues e Isabela Meireles, e Contos da espera, de Marcos Fernandes e Paulo Henrique dos Santos, dão uma mostra do que as pessoas fazem e falam nos pontos da cidade onde aguardam o coletivo. Lá dentro, a repórter Laura Ribeiro viu que os trajetos de todos os dias são acompanhados por  Confissões de ônibus.

Escutar o que dizem os demais é só uma das maneiras pelas quais o belo-horizontino usa o  tempo dentro de um ônibus. É o que mostram Ana Clara Matta e Karina Froés, em De passagem. Outras histórias em trânsito foram captadas no percurso de um coletivo, feito por Anna Cláudia Pinheiro, Ingred Souza e Natália Ferraz. Desta vez, sobre a jornada de um motorista de ônibus.

A cidade sob os pés

Vida de pedestre ou usuário de transporte coletivo em cidade grande não é fácil – como você pode ver em Mal das Pernas, produzida  por Anna Cláudia Pinheiro, Eduarda Rodrigues, Ingred Souza, Isabela Meireles e Natália Ferraz, e em (Des)abrigo, e na Via Crucis do 50,  produzidas por  Aline Carvalho, Amanda Almeida, Marlon Henrique e Victor Lambertucci.

Mas há quem persista, por necessidade ou gosto, e ande por Belo Horizonte como os Peregrinos diários, da reportagem de Ana Clara Matta, e  outros com diferentes Razões para caminhar, como mostra Karina Froés.

No caminho, preconceitos e lutas

O que dizer da persistência de quem tem mobilidade reduzida e anda pela cidade abrindo caminhos, reclamando direitos, buscando sonhos? Impossível não se deixar tocar pelos personagens desses dois perfis – Meire Ellen tem um sonho… -, do repórter Luiz Guilherme de Almeida, e Superando desafios e preconceitos, de Aluísio Júnior e Peter Abram. Os dois personagens vem de uma história anterior, contada por esses mesmos repórteres. Triste história daqueles que sofrem com as condições de mobilidade e com uma acessibilidade que engana.

Por falar em preconceito, Beth e Andreia também andam pela cidade rompendo com eles. São as duas motoristas da reportagem de Adélia de Oliveira, Marina Dayrell, Melissa Gomes e Thaiane Bueno, sobre a presença feminina no transporte escolar. E tem um tanto de mulheres igualmente trabalhando como cobradoras de ônibus do transporte coletivo convencional: “de uniforme e brincos”, como conta o repórter Afonso Sepulveda.

Tem ainda os alternativos…

Dos meios alternativos de transportes, Jéssica Malta e Kelly Cardoso trazem os Anjos de Pedal. É como elas chamam o pessoal do Bike Anjo, voluntários que ensinam gente de todas as idades a andar de bicicleta e a fazer trajetos seguros pela cidade.  Quem quer conhecer experiências ou andanças mais distantes, movidas pela busca de economia ou de aventuras, encontrará boas histórias e dicas em Vou de carona, produzida por Adélia de Oliveira, Marina Dayrell, Melissa Gomes e Thaiane Bueno.

…e os desvios

É o caso de um aplicativo criado para contornar problemas de trânsito, mas que tem sido apropriado para burlar as blitze da Lei Seca. Vale a pena conferir, na reportagem de Afonso Sepulveda – Burlando o tráfego.