#PraTodosVerem
Infográfico de fundo cinza com o título: “Quais desafios enfrentados pelos alunos da UFMG que conciliam aulas e estágio?”
Embaixo, à esquerda, há uma imagem pequena de uma lousa com a palavra estágio escrita em giz branco. Ao lado da imagem, lê-se: “Nesse infográfico, feito com dados coletados através de um formulário, com 73 respostas fornecidas por alunos da UFMG, nós observamos a gestão do tempo pelos alunos que conciliam estágio e aulas e os desafios que esse grupo enfrenta diariamente.”
Abaixo desse trecho, há o título em fonte maior. Lê-se: “Impacto do estágio na concentração nos estudos.” Embaixo há um gráfico em rodela, nas cores lilás, azul, rosa e rosa claro. Os dados de cada parte são, respectivamente, 79,2%, 9,7%, 8,3%, e a última parte não tem porcentagem. Ao lado do gráfico há as respostas de cada parte dadas pelos alunos no formulário. São as seguintes:
Lilás: fazer estágio às vezes ajuda, mas também pode atrapalhar o desempenho acadêmico.
Azul: fazer estágio frequentemente atrapalha meu desempenho acadêmico.
Rosa: fazer estágio ajuda a melhorar meu desempenho acadêmico.
Rosa-claro: fazer estágio não tem impacto significativo no meu desempenho acadêmico.
Ao lado está uma imagem de uma garota com cabelo rosa sentada em cima de livros nos tons rosa, azul e lilás. Uma mão segura um lápis que leva à boca e a outra segura um livro que está sobre seu joelho dobrado. Sua calça é rosa e sua camiseta é roxa. Seu redor é decorado por folhas lilás, pontinhos brancos, rabiscos rosa, botão redondo de play branco com fundo rosa, celular azul com tela espelhada, lâmpada em detalhes azul e rosa, e uma pasta lilás e roxa. Embaixo da imagem, lê-se em fonte maior: “A UFMG oferece apoio suficiente para os alunos que fazem estágio?” Abaixo do título há um gráfico em rodela, nas cores lilás, azul e rosa. Os dados são, respectivamente, 72,2%, 19,4% e 8,3%. Na legenda, em que cada parte é representada por pequenas bolinhas com suas respectivas cores, lê-se: “Não” (lilás), “Em partes” (azul), e “Sim” (rosa).
À esquerda do gráfico, há um texto em fonte menor que fornece sua leitura. Lê-se: “Os estudantes que disseram “Não” mencionaram falta de flexibilidade nos horários das disciplinas, remuneração insuficiente para estagiários, falta de suporte psicológico adequado e falta de apoio em relação à documentação de estágio obrigatório. Aqueles que responderam “Em partes” observaram que a Universidade oferece algum apoio, como flexibilidade nos horários das disciplinas, mas também enfrentam desafios, como falta de eventos no período noturno e bolsas de estágio insuficientes. Aqueles que responderam “Sim” mencionaram que receberam apoio adequado, principalmente quando estagiaram dentro da própria Universidade.
Abaixo, ocupando a horizontal inteira da página, há um título em fonte maior em que se lê: “Desafios dos estudantes em conciliar estágio e estudos na UFMG.” Abaixo do título está um gráfico em barras horizontais em cor lilás que representam a contagem. As linhas que marcam as porcentagens são pretas. A linha horizontal, eixo x, demarca quantas respostas mencionaram o que está na linha vertical, eixo y. A leitura é:
Deslocamento: 12
Pressão e expectativas: 6
Falta de disponibilidade de matérias: 4
Descanso insuficiente: 5
Dificuldade de concentração: 3
Flexibilidade de horário: 2
Priorização estágio x aulas: 3
Conciliação: 12
Falta de tempo: 48
Cansaço e esgotamento: 17
Ao lado do gráfico, lê-se: “Muitos estudantes mencionam sentir cansaço físico e mental devido à carga horária de estágio, aulas e outras obrigações, o que afeta negativamente seu desempenho. O deslocamento entre o local de estágio e o universidade também tem sido muito mencionado como um fator de dificuldade, consumindo tempo e energia dos estudantes. Os respondentes também enfatizaram que conciliar horário de estágio com o horário das aulas e outras atividades acadêmicas traz conflitos significativos, além de outros desafios também mencionados no gráfico.”
Abaixo, à esquerda, em um título em fonte maior, lê-se: “Horas dedicadas ao estágio.” Abaixo, há um gráfico com quatro barras verticais na cor lilás. A legenda diz: “Quantidade de alunos.” Linhas pretas atravessam as barras, demarcando os dados. Na primeira barra, 28 alunos dedicam de 5 a 6 horas. Na segunda barra, 20 alunos dedicam de 6 a 8 horas. Na terceira barra, 14 alunos dedicam 14 horas. Na última barra, 10 alunos dedicam de 4 a 5 horas.
À direita, há um gráfico de bola com apenas uma cor (rosa). Dentro dele, há uma porcentagem: 65,7. A leitura do gráfico está ao lado direito dele, na qual se lê: “A palavra tempo foi mencionada 48 vezes nas 74 respostas, cerca de 65,7% indicaram que encontrar tempo entre as obrigações é o principal desafio.”
Embaixo, ocupando toda a horizontal da página, lê-se um título em fonte maior: “Principais estratégias utilizadas para gerenciar o tempo entre estágio e estudo.” Abaixo, à esquerda, há um gráfico em rodela com 10 repartições proporcionais a cada porcentagem. Ao lado, em bolinhas pequenas com cores das respectivas partes, lê-se sua categoria. Na ordem, a leitura do gráfico é:
Lilás (31,5%): planejamento.
Azul (13%): aproveitar o tempo livre.
Rosa (10,9%): estudar nos fins de semana.
Rosa-claro (8,7%): utilização do transporte.
Roxo (8,7%): priorização de atividades.
Magenta (6,5%): delegar tarefas.
Verde-musgo (6,5%): abdicar de lazer.
Verde-marinho (5,4%): ajuste de horários.
Oliva (4,3%): realização antecipada de tarefas.
Verde (4,3%): estudar nos momentos livres.
Por fim, ao lado, em um gráfico de bola com apenas uma cor (rosa), há a porcentagem 21,9. Ao lado, sua leitura é: “Das 73 respostas, 16 indicam que os estudantes não possuem técnicas específicas para gerenciar seu tempo entre o estágio e os estudos.”