Estudantes indicam os desafios vividos para conciliar aulas e estágio na UFMG

Por Aline AssIs; Edição e revisão por Beatriz Tito Borges e Isabella Veloso

Todos os dias, nos agitados campi da UFMG, estudantes de diversas áreas do conhecimento se movimentam entre salas de aula e locais de estágio, alguns dentro do espaço da universidade e outros a quilômetros de distância deles. Entre estações de ônibus, salas de aula e de trabalho, saindo cedo de casa para voltar apenas à noite, tentando equilibrar demandas acadêmicas e profissionais, muitos alunos da UFMG realizam sua formação inseridos em uma jornada dupla.

Em um cenário cada vez mais dinâmico, os estudantes enfrentam desafios significativos ao tentar conciliar os estudos e as demandas de suas atividades profissionais. Para mapear esse fenômeno, a reportagem coletou dados por meio de um formulário eletrônico divulgado entre alunos da UFMG, que circulou por quatro dias. Foram obtidas 73 respostas de estudantes de diversas áreas que fornecem um panorama interessante sobre o assunto. As questões abordaram gerenciamento de tempo, desempenho acadêmico e desafios diários. A realidade apresentada, embora não seja única, revela uma possível sobrecarga enfrentada por estagiários.

O que os dados dizem

A maioria dos participantes,  está matriculada em cursos ligados às Ciências Sociais Aplicadas, enquanto 30% são da área de Ciências Exatas e da Terra, e os 10% restantes estão distribuídos entre uma variedade de áreas ofertadas pela Universidade. A amostra não reflete a quantidade de alunos por curso que realizam essas atividades profissionais, mas fornece um panorama que serve de base para uma análise detalhada do assunto.

Os períodos em que os estudantes se encontram variam. Aqueles que estão no quarto e quinto período correspondem a 20% cada, e os do sexto período, a 15%, sendo esses os períodos em que os colegiados costumam aceitar o estágio não obrigatório para contabilizar créditos. Alguns alunos já estão no último período, o que indica diversidade de situações acadêmicas.

Em relação ao turno das aulas, a maioria dos estudantes entrevistados, cerca de 70%, pertence ao turno noturno, enquanto o matutino representa 20% e o integral, 10%. Essa predominância do noturno se relaciona com a disponibilidade dos horários da manhã e tarde, quando há maior oportunidade de estágio.

Com relação ao tempo, uma constante na pesquisa foi o desafio enfrentado pelos estagiários para conciliar sua carga horária com as atividades acadêmicas. Cerca de 45% dos participantes relataram dedicar de cinco a seis horas diárias ao estágio, 35%, de 6 a 8 horas, e apenas 20%, até 4 horas diárias.

A seguir, o infográfico revela dados significativos levantados por meio das respostas do formulário:

#PraTodosVerem
#PraTodosVerem
Infográfico de fundo cinza com o título: “Quais desafios enfrentados pelos alunos da UFMG que conciliam aulas e estágio?”

Embaixo, à esquerda, há uma imagem pequena de uma lousa com a palavra estágio escrita em giz branco. Ao lado da imagem, lê-se: “Nesse infográfico, feito com dados coletados através de um formulário, com 73 respostas fornecidas por alunos da UFMG, nós observamos a gestão do tempo pelos alunos que conciliam estágio e aulas e os desafios que esse grupo enfrenta diariamente.”

Abaixo desse trecho, há o título em fonte maior. Lê-se: “Impacto do estágio na concentração nos estudos.” Embaixo há um gráfico em rodela, nas cores lilás, azul, rosa e rosa claro. Os dados de cada parte são, respectivamente, 79,2%, 9,7%, 8,3%, e a última parte não tem porcentagem. Ao lado do gráfico há as respostas de cada parte dadas pelos alunos no formulário. São as seguintes:

Lilás: fazer estágio às vezes ajuda, mas também pode atrapalhar o desempenho acadêmico.

Azul: fazer estágio frequentemente atrapalha meu desempenho acadêmico.

Rosa: fazer estágio ajuda a melhorar meu desempenho acadêmico.

Rosa-claro: fazer estágio não tem impacto significativo no meu desempenho acadêmico.

Ao lado está uma imagem de uma garota com cabelo rosa sentada em cima de livros nos tons rosa, azul e lilás. Uma mão segura um lápis que leva à boca e a outra segura um livro que está sobre seu joelho dobrado. Sua calça é rosa e sua camiseta é roxa. Seu redor é decorado por folhas lilás, pontinhos brancos, rabiscos rosa, botão redondo de play branco com fundo rosa, celular azul com tela espelhada, lâmpada em detalhes azul e rosa, e uma pasta lilás e roxa. Embaixo da imagem, lê-se em fonte maior: “A UFMG oferece apoio suficiente para os alunos que fazem estágio?” Abaixo do título há um gráfico em rodela, nas cores lilás, azul e rosa. Os dados são, respectivamente, 72,2%, 19,4% e 8,3%. Na legenda, em que cada parte é representada por pequenas bolinhas com suas respectivas cores, lê-se: “Não” (lilás), “Em partes” (azul), e “Sim” (rosa).

À esquerda do gráfico, há um texto em fonte menor que fornece sua leitura. Lê-se: “Os estudantes que disseram “Não” mencionaram falta de flexibilidade nos horários das disciplinas, remuneração insuficiente para estagiários, falta de suporte psicológico adequado e falta de apoio em relação à documentação de estágio obrigatório. Aqueles que responderam “Em partes” observaram que a Universidade oferece algum apoio, como flexibilidade nos horários das disciplinas, mas também enfrentam desafios, como falta de eventos no período noturno e bolsas de estágio insuficientes. Aqueles que responderam “Sim” mencionaram que receberam apoio adequado, principalmente quando estagiaram dentro da própria Universidade.

Abaixo, ocupando a horizontal inteira da página, há um título em fonte maior em que se lê: “Desafios dos estudantes em conciliar estágio e estudos na UFMG.” Abaixo do título está um gráfico em barras horizontais em cor lilás que representam a contagem. As linhas que marcam as porcentagens são pretas. A linha horizontal, eixo x, demarca quantas respostas mencionaram o que está na linha vertical, eixo y. A leitura é:

Deslocamento: 12

Pressão e expectativas: 6

Falta de disponibilidade de matérias: 4

Descanso insuficiente: 5

Dificuldade de concentração: 3

Flexibilidade de horário: 2

Priorização estágio x aulas: 3

Conciliação: 12

Falta de tempo: 48

Cansaço e esgotamento: 17

Ao lado do gráfico, lê-se: “Muitos estudantes mencionam sentir cansaço físico e mental devido à carga horária de estágio, aulas e outras obrigações, o que afeta negativamente seu desempenho. O deslocamento entre o local de estágio e o universidade também tem sido muito mencionado como um fator de dificuldade, consumindo tempo e energia dos estudantes. Os respondentes também enfatizaram que conciliar horário de estágio com o horário das aulas e outras atividades acadêmicas traz conflitos significativos, além de outros desafios também mencionados no gráfico.” 

Abaixo, à esquerda, em um título em fonte maior, lê-se: “Horas dedicadas ao estágio.” Abaixo, há um gráfico com quatro barras verticais na cor lilás. A legenda diz: “Quantidade de alunos.” Linhas pretas atravessam as barras, demarcando os dados. Na primeira barra, 28 alunos dedicam de 5 a 6 horas. Na segunda barra, 20 alunos dedicam de 6 a 8 horas. Na terceira barra, 14 alunos dedicam 14 horas. Na última barra, 10 alunos dedicam de 4 a 5 horas.

À direita, há um gráfico de bola com apenas uma cor (rosa). Dentro dele, há uma porcentagem: 65,7. A leitura do gráfico está ao lado direito dele, na qual se lê: “A palavra tempo foi mencionada 48 vezes nas 74 respostas, cerca de 65,7% indicaram que encontrar tempo entre as obrigações é o principal desafio.”

Embaixo, ocupando toda a horizontal da página, lê-se um título em fonte maior: “Principais estratégias utilizadas para gerenciar o tempo entre estágio e estudo.” Abaixo, à esquerda, há um gráfico em rodela com 10 repartições proporcionais a cada porcentagem. Ao lado, em bolinhas pequenas com cores das respectivas partes, lê-se sua categoria. Na ordem, a leitura do gráfico é:

Lilás (31,5%): planejamento.

Azul (13%): aproveitar o tempo livre.

Rosa (10,9%): estudar nos fins de semana.

Rosa-claro (8,7%): utilização do transporte.

Roxo (8,7%): priorização de atividades.

Magenta (6,5%): delegar tarefas.

Verde-musgo (6,5%): abdicar de lazer.

Verde-marinho (5,4%): ajuste de horários.

Oliva (4,3%): realização antecipada de tarefas.

Verde (4,3%): estudar nos momentos livres.

Por fim, ao lado, em um gráfico de bola com apenas uma cor (rosa), há a porcentagem 21,9. Ao lado, sua leitura é: “Das 73 respostas, 16 indicam que os estudantes não possuem técnicas específicas para gerenciar seu tempo entre o estágio e os estudos.”

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