Por Pietra Ramos; Edição: Maria Eduarda Castro e  Matheus Almeida

Em 03 de abril de 2018, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou a Resolução 06/2018, que estabelece os parâmetros da Política de Internacionalização da UFMG. A internacionalização na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um processo em constante expansão, que atrai estudantes de diversas partes do globo para enriquecer o ambiente acadêmico.

Nesse contexto, realizamos uma investigação acerca dos estudantes internacionais de graduação que elegeram a UFMG como seu destino acadêmico neste semestre (2023/2), a fim de compreender suas características, suas origens e as complexidades que envolvem essa experiência internacional.

Para a condução desta reportagem, contamos com a colaboração da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG e a coleta de informações provenientes de um formulário preenchido pelos próprios estudantes intercambistas, proporcionando uma visão detalhada sobre esse grupo diversificado de acadêmicos.

Traçando o Perfil desses Estudantes

Fontes: dados fornecidos pelo DRI e formulário preenchido pelos intercambistas. Informações referentes ao segundo semestre de 2023.

Fonte: formulário preenchido pelos intercambistas. Dados referentes ao segundo semestre de 2023.

Primeiro, olhamos para a diversidade de gênero entre os estudantes internacionais na UFMG. É possível observar uma presença equilibrada de estudantes de diferentes gêneros, o que torna a comunidade acadêmica mais inclusiva. Quanto à idade, a maioria dos estudantes internacionais tem cerca de 20 anos, mostrando que muitos jovens escolhem a UFMG para sua jornada acadêmica no exterior.

Cursos para Todos os Gostos

Os estudantes internacionais na UFMG têm gostos variados quando se trata de cursos. Eles escolhem uma ampla gama de áreas de estudo, com destaque para cursos como Arquitetura e Urbanismo e Jornalismo. Isso mostra como a universidade oferece uma experiência acadêmica rica e diversificada.

A Pandemia e a Mobilidade Acadêmica

Fonte: Relatório de Gestão DRI UFMG 2018-2022 e dados fornecidos pelo DRI.

É importante mencionar que houve uma queda significativa no número de estudantes internacionais na UFMG entre 2019 e 2020, uma redução de 54%. Isso aconteceu devido às restrições de mobilidade internacional causadas pela pandemia de covid-19. A UFMG precisou se adaptar rapidamente, suspendendo as aulas e, posteriormente, retomando-as no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE), o que afetou, diretamente, a vinda de estudantes estrangeiros.

No entanto, a partir de 2023, observamos um cenário de mudança positiva, graças à política de internacionalização da UFMG, já mencionada no início da matéria, e à superação da pandemia, indicando uma tendência de aumento no número de estudantes internacionais.

De onde vêm esses estudantes?

Ao examinarmos a origem dos estudantes internacionais que escolhem a UFMG como destino acadêmico, é revelado um panorama diversificado e global. Esses estudantes provêm de diferentes regiões do mundo, principalmente da América do Sul, Europa e Ásia. Especificamente, muitos deles vêm de instituições como a Universidade Central do Equador e o Instituto de Altos Estudos em Comunicação Social (IHECS), institutos que têm estabelecido sólidas parcerias internacionais com a UFMG por meio de acordos de cooperação.

Esses acordos entre a UFMG e tais universidades estrangeiras desempenham um papel fundamental na atração de estudantes internacionais. Eles vão desde parcerias e cartas de intenções até convênios de intercâmbio e pesquisa. As instituições de onde vêm a maioria dos estudantes internacionais têm algo em comum: acordos de cooperação com a UFMG, destacando a importância dessas parcerias na promoção da mobilidade acadêmica internacional.

A internacionalização na UFMG é um processo em constante evolução, enriquecendo a universidade com perspectivas globais e tornando-a um lugar acolhedor para estudantes de todo o mundo. À medida que exploramos as diversas características e origens dos estudantes internacionais que escolheram a UFMG como seu lar acadêmico neste semestre, é evidente que a diversidade de gênero, a variedade de interesses acadêmicos e a colaboração global desempenham um papel fundamental na construção de uma comunidade acadêmica vibrante e inclusiva.